Masculino

O traje ideal para cada ocasião.

Escolher a roupa de noivo pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Afinal, ele e a noiva (ou o outro noivo) são os protagonistas de um casamento. Em alguns casos, a celebração conta com dois noivos que podem usar trajes distintos. Para tornar essa decisão mais fácil, é interessante ter em mente o estilo de casamento, assim como local e horário em que ele será realizado.

Outro fator importantíssimo a ser analisado é o estilo do noivo: é mais despojado ou tradicional? Independente da resposta, na lista abaixo, é possível conferir opções que podem agradar os mais variados gostos. Dá só uma espiadinha:

Como escolher a roupa do noivo?

1. Como será a celebração? O primeiro passo a ser analisado na hora de escolher a roupa de noivo é pensar em como será a cerimônia de casamento. Será na praia, no campo, na igreja ou no civil? A ocasião será simples ou elegante? Após definir essas questões, é possível começar a ver com calma o traje ideal.

2. Quais são os tipos de traje de noivo? O terno é uma opção clássica e que cai bem em diversos tipos de casamento, ele é composto por calça, paletó e colete na versão completa. Já o fraque é ideal para cerimônias bem formais e elegantes. Ele conta com uma longa cauda, que alcança a altura dos joelhos e um corte triangular na frente. Aqui no Brasil é comum que ele seja usado para casamentos noturnos. Por fim, o meio-fraque pode ser usado em ocasiões menos formais do que a opção anterior e conta com uma cauda menor e com um corte quadrado na frente.

3. Melhor alugar ou comprar? A principal vantagem de alugar a roupa do noivo está no preço – muitas vezes é mais acessível do que a compra. Além disso, dependendo do traje, ele será usado apenas uma vez. Já a compra permite uma roupa que se encaixe melhor no noivo, pois é possível fazer todos os ajustes que sejam necessários ou até mesmo fazer uma peça sob medida. Além disso, dependendo da peça, ela poderá ser usada em outras situações.

4. Como ajustar o traje? A roupa deve ficar ajustada ao corpo do noivo: isso quer dizer que ela não pode ficar muito apertada e também não muito larga. O comprimento do terno deve ser logo abaixo do bumbum. Já a manga deve ficar alinhada ao punho, fazendo com que apareça um centímetro da manga da camisa. Na parte superior, elas devem começar logo onde o ombro termina. O colarinho deve ser menor do que o da camisa. Para fechar, o último botão deve ficar sempre aberto, ok? Já a calça deve ser medida dois dedos acima do salto do sapato.

5. Quais cores são mais apropriadas para quais horários? Para casamentos pela manhã é interessante optar por tons mais claros: bege, cinza claro, azul claro e off-white são alguns exemplos. Quando a cerimônia é realizada pelo fim da tarde, é válido apostar em tons como azuis e cinzas mais intensos. Para a noite, o preto é infalível, assim como azul escuro e cinza chumbo.

6. Quais são os tipos de gravata? A gravata tradicional é comprida e larguinha, uma ótima opção para quem busca por um clássico. Há também a versão no modelo slim, que conta com uma largura mais estreita e deixa o visual mais moderno. Por último, a gravata borboleta pode ser usada tanto para composições mais formais, como para deixar o visual mais descontraído. Nesse último caso, dá até para brincar com estampas.

Mesmo não sendo tão fácil quanto parece, depois de ver essas dicas, pode ser mais simples começar a pensar em todos os detalhes da roupa de noivo! Ah, outra coisa: as dicas acima são só para dar um norte, afinal, o importante é que o noivo se sinta confortável e feliz com a escolha.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/